A mudança climática, tão questionada pelo relato libertário, está oferecendo manifestações inegáveis na realidade argentina, verificadas neste 2026 incessantemente cinzento e chuvoso que não sabe de estações. Embora exceda a dimensão meteorológica para ter seu correlato na realidade política, econômica e social. A alteração dos registros históricos verifica-se em outros planos para exibir, contra o que dizem os manuais, que o Governo atravessa a prolongação do inverno econômico, sem que brotos verdes apareçam, mas, insolitamente, isso não tem equivalência na política, como quase sempre foi. Nesta última dimensão, para Javier Milei começou uma primavera quase imprevisível, apesar de ter protagonizado não poucos tropeços políticos. Mas sem sofrer nenhuma queda fatal. Isso é demonstrado pelos números, que tanto elogia quanto manipula o Governo, conforme a oportunidade e a conveniência, mas também há outras evidências que tendem a corroborá-lo e que serão testadas em breve. "A classificação de Milei é superior à avaliação da realidade econômica, especialmente no que diz respeito ao que acontece com a economia pessoal", afirma o consultor Federico Aurelio. O descompasso parecería indicar que o bolso não seria mais a víscera mais sensível dos argentinos. Embora poderia ser um excesso interpretativo que, enquanto tanto, está gerando no Governo um tacticismo de risco sobredimensionado. "Não é que a imagem de Milei esteja voando, mas mantém-se em torno dos 37 a 40 pontos", agrega Aurelio, o que representa a permanência em uma meseta após uma queda que teve seu ponto mais crítico com o longo escândalo protagonizado pelo ex-chefe de Gabinete Manuel Adorni, por seus gastos suntuários e o ainda inverossímil aumento patrimonial. Não é pouco quando os indicadores de atividade, nível de renda, emprego, endividamento e inadimplência pessoal continuam em vermelho e atingem as economias familiares. No mesmo sentido e com base em bancos de dados similares, o consultor Patricio Hernández sentenciou que "Milei está muito bem politicamente e mal economicamente". Abaixo dessa afirmação aparece uma confluência de fatores para explicá-la, que excedem os méritos que o Presidente e sua equipe podem ter para sustentar níveis de aprovação e, sobretudo, governabilidade ou capacidade de manobra para não perder a preeminência. A desertificação de propostas alternativas competitivas é uma das razões, mas não a única. "Se olharmos o político, o que vemos é que nos últimos 30 dias ele protagonizou vários fatos que foram positivos para ele: a instalação do tema Malvinas; a semana argentina em Paris, com o acompanhamento de 13 governadores, e anúncios milionários de investimentos; os candidatos outsiders que não terminam de arrancar; a confrontação com Axel Kicillof, a vitória de Flávio Bolsonaro no Brasil e o apoio crescente para suspender ou eliminar as PASO.", Enquanto que no negativo só aparece a lei de terras e os cortes no orçamento. "O problema para o Governo é que todos esses são temas superestruturais, dos quais a gente comum fala muito pouco", aponta o titular da consultoria Methodo. "Por outro lado, no econômico, o Governo só pode mostrar a favor a queda da inflação e coisas que chegam pouco à maioria. Pelo contrário, predomina o negativo, como a pobreza, o emprego, a queda do poder aquisitivo das rendas, as dívidas, a queda do consumo. E estes são os cinco temas mais mencionados nas redes de forma transversal", aponta Hernández, para confirmar aquilo de que Milei está bem no político, mas não no econômico. Embora uma e outra temática tenham peso e penetração distintos. "De qualquer maneira, na comparação absoluta as pessoas falam majoritariamente de outras coisas. Como do homem a quem matou um tigre em um zoológico aberto na Inglaterra", alerta, sem ironia, o titular da Methodo. O problema para a política e, especialmente, para o Governo, é que corre-se o risco de que, num determinado momento e de repente, a sociedade se conecte e aja sem poder conduzir as suas reações em seu benefício. Como as do tigre inglês. Conclusões semelhantes surgem da pesquisa realizada no universo digital pela consultoria AdHoc. "Num contexto de queda do protagonismo, o Presidente recuperou terreno na sua imagem digital apoiado na agenda internacional e nos temas macro.", "Malvinas e o discurso na ONU foram chave", sublinha o titular dessa empresa, Javier Correa. O desacoplamento entre ambas esferas surge como a grande novidade destes tempos. As mudanças profundas que se registram nas sociedades atuais, acentuadas na Argentina pelo passado recente, às quais Jorge Liotti se referiu ontem em sua coluna dominical do LA NACION, parecem ter uma incidência significativa. No entanto, também se advertem questões muito coyunturais que impedem assegurar que esse divórcio entre percepção econômica e conduta política da sociedade se sustente no tempo. Nem sequer nesse médio prazo, em caminho de encurtar-se aceleradamente, que vai até às eleições presidenciais. Em boa medida, trata-se de uma foto polaroid de hoje, cuja durabilidade está por ser constatada. Aceitação, não resignação Por enquanto, o que se registra é que ainda em setores onde a realidade cotidiana tornou-se sumamente difícil não surge uma reação contra o principal responsável pela transformação da economia nacional. O sentimento dominante parece ser o de aceitação, mais do que a resignação. "Hay dolor, desazón por la renuncia, la pérdida de muchas cosas y falta de futuro.", "Y hay gente que no vive ni siquiera para el día a día sino para la próxima comida, que no sabe si la va a tener.", "Pero no es homogéneo.", "Muchos no saben qué hacer y, también, está la búsqueda de compensación con sobreocupación.", "Al mismo tiempo, sobre todo en los jóvenes, aparece la cuestión de la salud mental", dice el antropólogo y sociólogo Pablo Semán, que realiza permanentemente trabajos de campo en los sectores populares de todo el país. "Una clave de lo que ocurre en el plano político parece encontrarse en esa distinción de las emociones predominantes en esos ámbitos donde las carencias superan largamente a las satisfacciones, sobre todo, pero no únicamente, materiales.", "Según la psicología, la resignación alimenta la pasividad, mientras que la aceptación es un proceso activo que integra la realidad e impulsa a seguir adelante.", "Si no subyace la esperanza, aparece el instinto de supervivencia, aún cuando la realidad se empeñe en demostrar que los motivos para sostenerla se postergan.", "Estos no me dan nada, pero los anteriores, al final, tampoco y estuvieron mucho más tiempo.", "Me las tengo que rebuscar solo", esta es una expresión que se repite en numerosos grupos focales, dicen los encuestadores, y atraviesa a varios segmentos sociales que abarcan las muy heterogéneas clases medias, media-baja y baja. "Nada que exprese mejor un sentido común dominante y que si no se conecta con lo que el oficialismo mileísta le propone y lo sostiene, al menos, no lo cuestiona.", "Hasta cuándo, nadie lo sabe." Mas essa atitude manteve-se muito mais do que nos tempos anteriores. "A diferença com 2001 é que naquela época as pessoas não tinham nenhuma renda, nem para comprar pão de queijo, tudo estava parado. Agora há trabalho. De péssima qualidade, precários, com rendimentos e condições horribles, que obrigam a fazer várias coisas, porque com uma não dá para nada, mas algo se move. E as pessoas aprenderam a se virar", concordam dois dos principais dirigentes que encaram a renovação do Movimento Evita, com forte inserção nos bairros populares do conurbano bonaerense. Ali pode haver uma chave. Nas classes médias acomodadas, por outro lado, observa-se o fenômeno de quem começa a recorrer às economias para fazer frente a despesas correntes, os que sacam o "canuto". E isso acarreta uma dupla frustração. "Por um lado têm que se desfazer de algo que lhes custou ter e lhes dava segurança. Por outro lado, verificam que essas economias, especialmente se estavam em dólares, têm menos valor e podem comprar menos coisas com isso", aponta o deputado radical e economista Martín Lousteau, com quem concorda a maioria de seus colegas. Por isso, o efeito benéfico para o Governo que acarreta a "aceitação" social da realidade político-econômica tem uma consistência relativa. A ausência de candidatos alternativos confiáveis e competitivos continua desempenhando um papel significativo. Um rio subterrâneo opositor e as aparências podem resultar enganosas para o Governo se ele continuar confiando demais nelas e agindo com extremo taticismo. Nos últimos semanas, os movimentos subterrâneos de dirigentes políticos opositores ou aliados circunstanciais aceleraram-se para estabelecer vínculos e tentar construir alguma proposta mais superadora do que confrontativa com o que o Governo representa. Desde o panperonismo até o que foi o universo cambemita há abundância de contatos, a ponto de levar Lousteau ao excesso de propor um frente antimileísta que conflua em uma grande eleição primária na qual poderiam competir desde o kirchnerismo e a esquerda até alguns setores do radicalismo e inclusive do Pro. Não parece haver uma piscina tão grande e com água suficiente para conter tantos banhistas tão heterogêneos. Nesse ponto vale destacar que, segundo Federico Aurelio, com quem coincidem outros consultores, 'há margem para construir uma alternativa, porque há demanda para isso, que é maior do que a que havia em 2023'. O problema é que essa demanda é muito heterogênea e precisa ser um espaço único para ser competitiva. O que o vejo difícil. Não vai alcançar oferecendo uma mudança da mudança. É preciso oferecer outra coisa conclui o titular da Aresco. A variável tempo aparece, então, como um elemento crucial. Os otimistas do oficialismo acreditam que já é tarde para se montar uma alternativa capaz de desafiá-lo e tirar votos, fora do perokirchnerismo, rival preferido. Do lado otimista da oposição não kirchnerista, acreditam que ainda é cedo. "Nas últimas quatro eleições presidenciais, o vencedor não tinha o triunfo assegurado um ano antes.", "Além disso, alguns favoritos nem chegaram e outros nem apareciam como prováveis.", "Enquanto isso, o Governo e a oposição terão vários partidos chave durante esse mês, começando por esta semana, quando o oficialismo tentará bloquear os projetos oposicionistas sobre deficiência e inadimplência.", "Ao mesmo tempo, terá que contornar outra protesto pelo financiamento universitário, cujos precedentes foram massivos, mas também declinantes.", "E haverá de ver se o ominoso favor que a Corte Suprema lhe fez com seus julgamentos cambiantes e de efeitos contraditórios (com a honrosa exceção da coerência de Carlos Rosenkrantz), conseguiu licuar o reclamo pela lei das terras.", "Depois, virá o debate sobre o projeto de orçamento e uma luta de fundo, que é a reforma eleitoral para eliminar ou suspender as PASO.", "Após a viagem a Paris, cresceu o otimismo na Casa Rosada.", "Acreditam que têm o número para que não haja eleições primárias obrigatórias e que a oposição terá que se virar para resolver suas candidaturas e, sobretudo, suas muitas diferenças.", "Ao conseguir isso, Milei terá prolongado sua primavera política, embora persista o inverno econômico."








