Legisladores da Jamaica estão sendo instados a alterar a Financial Administration and Audit Act (FAA Act) para permitir pagamentos mais rápidos a contratados envolvidos em construção emergencial, como a reparação de escolas danificadas pelo Furacão Melissa.

Latoya Harris Ghartey, Diretora Executiva do National Education Trust (NET), disse que, embora a Procurement Act tenha sido revisada para permitir mobilização emergencial, sua intenção está sendo prejudicada por atrasos no pagamento aos contratados.

"Acho que a lacuna que vi, realmente, é com a Financial Administration and Audit Act, onde basicamente nos envolvemos contratados em circunstâncias emergenciais, mas o mecanismo de pagamento para apoiar isso não seguiu adiante.", "Portanto, acho que essa é a área onde pessoalmente recomendo a mudança de política", disse ela.

A FAA Act governa a gestão, arrecadação, guarda e desembolso de fundos públicos

Ela falou ontem durante a National Resilience Dialogue Series, convocada pela Higher Education Task Force for Disaster Resilience.

Harris Ghartey disse que fazer mudanças estruturais para construir a capacidade institucional da ilha é essencial para a Jamaica se recuperar mais rapidamente de desastres naturais.

"Tenho que ter um contrato totalmente finalizado antes de poder pagar um contratado, mas um contratado pode já ter executado mais de US$ 30 milhões de trabalho que posso verificar no terreno, mas ainda não posso pagá-lo, porque ainda estamos negociando um BQ (bill of quantities)", por exemplo", disse ela.

É uma situação que o presidente da Incorporated Masterbuilders Association of Jamaica (IMAJ), Richard Mullings, disse que sua organização conhece muito bem.

"Contratados são trazidos para abordar questões emergenciais, e o pagamento aos contratados nunca é tratado como uma emergência", disse ele ao The Gleaner.

Ele disse que essa tardiedade no pagamento a contratados impacta diretamente o ritmo das obras de reparação.

"Ve-se muita commentary agora sobre a disponibilidade de contratados para realizar o trabalho, mas a verdade é que os contratados não se disponibilizarão para executar trabalhos quando estiverem incertos quanto ao pagamento," disse ele.

"Requeremos fluxo de caixa para ir aos nossos fornecedores, para pagar nossa mão de obra, para adquirir os materiais, para contratar outros subcontratados no local para que as coisas sejam feitas. E se o pagamento não for pontual e tratado como prioridade, então torna-se muito difícil para os contratados irem ao hardware e obterem o material, e dizerem à sua equipe para continuar trabalhando e continuarem tratando essa questão como prioridade," acrescentou ele.

Mullings também pediu uma revisão dos prazos existentes sob os quais os contratados são pagos, argumentando que esse problema afeta sua disposição de participar de projetos governamentais.

"Muitos contratados não são pagos dentro do prazo estabelecido em seus contratos e são tratados." Isso não é tratado com importância ou urgência por muitas entidades de compras. E uma grande proporção do que é rotulado como subdesempenho dos contratados, se isso fosse rastreado contra o pagamento atrasado, haveria uma correlação significativa," disse ele.

Enquanto isso, Harris Ghartey observou que US$ 8,26 bilhões foram gastos até agora na reparação de escolas danificadas pelo Furacão Melissa.

Mais de 600 escolas foram danificadas durante a tempestade de categoria 5 que atingiu o litoral em outubro do ano passado, sendo 313 instituições de ensino consideradas gravemente danificadas.

Harris Ghartey afirmou que o processo de recuperação após o furacão está demorando mais porque a NET, a agência principal que desenvolve infraestrutura para escolas em todo o país, está "construindo mais forte".

Isso, disse ela, está sendo feito sob os novos padrões de construção desenvolvidos em dezembro do ano passado, que foram amplificados pelos critérios do Banco Mundial. Até agora, disse ela, 117 escolas foram concluídas.

"Muitas de nossas escolas, estamos tentando mudar do zinco e estamos tentando ir para lajes onde, estruturalmente, as escolas podem suportar.", Esse processo, por si só, é muito, muito, muito mais complicado porque temos que reforçar estruturas. E temos que garantir que basicamente as instalações possam acomodar as mudanças que propomos ou os recursos de resiliência aprimorados que propomos", disse ela.

sashana.small@gleanerjm.com